Curta nossa página no facebook.

RÁDIO CÂMARA FALA SOBRE PISO NACIONAL DOS ACS E ACES.

No programa que foi ao ar no dia 18/05/2012 a Rádio Câmara fala sobre os trabalhos desenvolvidos na Câmara com base no piso nacional dos ACS E ACE's.

Leia abaixo o texto que foi ao ar, através do Programa "A Voz do Brasil", veiculado em todas as emissoras de radiodifusão do país.
Estúdio da Rádio Câmara

"TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- Em 2010, o Congresso promulgou a emenda constitucional que dispõe sobre o piso salarial nacional e diretrizes para os planos de carreira de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias. Benedita da Silva, do PT fluminense, cobrou a regulamentação do texto.
LOC- Benedita da Silva apelou aos líderes partidários para que incluam a matéria na pauta de votações da Câmara, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.
LOC- Raimundo Gomes de Matos, do PSDB cearense, pediu a inclusão da proposta que regulamenta o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias na pauta de votações.
LOC- Raimundo Gomes de Matos entende que a Câmara deve aprovar a proposta em reconhecimento à importância do trabalho que a categoria faz em prol da saúde pública.
LOC- João Paulo Lima, do PT de Pernambuco, manifestou seu apoio a aprovação do projeto que estabelece o piso nacional e o plano de carreira para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.
LOC- João Paulo Lima recorda que, durante sua administração a frente de Recife, conseguiu aprovar lei municipal que beneficiava as duas categorias. Antes, disse o deputado, os servidores se reuniam em cooperativas em que não tinham direitos trabalhistas como carteira assinada, férias ou décimo-terceiro salário.
LOC- Também Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte, solicitou a inclusão na pauta do projeto que regulamenta a emenda constitucional 63. A emenda regularizou o trabalho das duas categorias e o projeto vai fixar os valores de remuneração dos agentes.
LOC- Para Fátima Bezerra, os agentes comunitários e os de combate de endemias exercem um papel extremamente relevante na preservação e manutenção da saúde pública que precisa ser valorizado.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- Os agentes comunitários de saúde estiveram em Brasília para reivindicar a aprovação do piso salarial da categoria. Marcon, do PT gaúcho, pediu a aprovação da proposta que, de acordo com ele, há seis anos é discutida no Congresso.
LOC- Marcon lembrou que os agentes comunitários percorrem bairros e favelas de todo o país com a finalidade de zelar pela saúde da população mais pobre.
LOC- Osmar Terra, do PMDB, salientou que foi secretário de saúde do Rio Grande do Sul durante oito anos e conhece de perto a importância do trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde e os de combate a endemias.
LOC- Se hoje o país tem uma mortalidade infantil reduzida e um número muito menor de pessoas doentes que se socorrem dos hospitais, frisou Osmar Terra, isso se deve ao esforço dos agentes comunitários de saúde, ainda tão pouco reconhecido.
LOC- Erika Kokay, do PT do Distrito Federal, afirmou que os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias são fundamentais para que o país tenha uma saúde de qualidade.
LOC- Erika Kokay considera a aprovação do piso das categorias uma medida justa com servidores que são a base do atendimento a população carente.
LOC- João Campos, do PSDB de Goiás, solicitou o apoio de todos os parlamentares ao requerimento de urgência para votação do projeto que regulamenta o piso de agentes comunitários e de endemias.
LOC- João Campos ressaltou que a Câmara já aprovou emenda constitucional que reconhece as duas categorias, mas considera que sem a aprovação do piso salarial e do plano de carreira a proposta não estará completa, prejudicando inclusive a parcela da população que necessita dos agentes comunitários.
LOC- Chico Alencar, do Rio de Janeiro, externou, em nome do PSOL, apoio à regulamentação do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
LOC- Para Chico Alencar, a melhor maneira de distribuir renda é aumentar o patamar salarial dos trabalhadores brasileiros. O parlamentar enalteceu o serviço prestado pela categoria e pediu mais reconhecimento a quem trabalha em benefício da sociedade.
LOC- Uma caravana de agentes comunitários de saúde da Bahia, esteve na Câmara dos Deputados solicitando a aprovação do piso salarial nacional para a categoria. Roberto Britto, do PP, atestou a reivindicação como justa e necessária à melhoria da qualidade de vida dos profissionais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Saiba mais clicando aqui