Curta nossa página no facebook.

Dia mundial do doador de sangue é comemorado, em Aracaju.

Podem doar pessoas de 16 aos 67 anos e com mais de 50 kg. Doadores devem lembrar alimentados antes da doação.
Diretor realiza procedimento em doadora (Foto: Flávio Antunes/G1 SE)
Diretor realiza procedimento em doadora (Foto: Flávio Antunes/G1 SE)

Nesta quinta-feira (14), comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data para ser lembrada do quanto devemos ter a consciência da necessidade de salvar vidas com um simples gesto da doção de sangue, sem falar na ação bonita que desenvolve os doadores voluntários.
Para comemorar o dia, o centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), realizou uma palestra e preparou um café da manhã com comidas típicas. Três Associações, sendo uma do município de Nossa Senhora da Glória, outra de Canindé de São Francisco e a última de Capela, além de integrantes do Movimento Sem Terra (MST) participaram do evento.
“Podem doar pessoas com idades compreendidas entre 16 e 67 anos com mais de 50 kg e que não tenham ingerido bebida alcoólica, ter feito esforço físico e fumado duas horas antes da doação. Vale frisar que o doador deve chegar no hemocentro alimentado”, explica Sérvulo Nunes, diretor operacional da Fundação de Saúde Parreiras Horta, responsável pelo Hemose.
Aos 17 anos, a estudante Márcia Conceição, comenta a alegria de estar fazendo um ato de carinho ao doar sangue pela primeira vez. “Antes não estava apta a doar por conta da idade, mas agora pude realizar um ato de carinho que tato queria. E graças ao estímulo da instituição que estudo, fiz minha primeira doação”.
Segundo o diretor, atualmente o Hemose precisa de 120 coletas por dia, pois atende a demanda do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e Agências Transfusionais do interior do Estado.
“Apesar da demanda nós estamos com um resultado satisfatório, mas como junho aumenta a demanda da ação do Dia Mundial do Doador de Sangue acaba ajudando o banco. Chamo a atenção para as pessoas que possuem sangue Fator RH, pois esse tipo sempre está com estoque baixo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Saiba mais clicando aqui